BNB celebra 70 anos com exposição de artistas de AL

Mostra acontece até 30 de outubro na Galeria Gama, em Maceió.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Para celebrar os 70 anos de atividades o Banco do Nordeste (BNB) promove uma exposição com obras de artistas alagoanos na Galeria Gama, em Maceió.

A exposição Coleção Alagoas: Novas Aquisições, com obras de 15 artistas alagoanos e curadoria local de Flora Uchoa, faz parte da ação cultural que vem ocorrendo em todos os estados do Nordeste.

Segundo a consultora do Centro Cultural Banco do Nordeste, Jacqueline Medeiros, “a história do BNB se relaciona com os caminhos da arte nordestina e, por consequência, com a criação do Nordeste, tanto no sentido geográfico quanto cultural. Investir na aquisição de obras de arte nordestinas é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a arte brasileira”. O acervo geral da instituição é composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

Jacqueline, que também assina a curadoria da exposição, ressalta que nessa ação foram adquiridas obras de Amanda Bambu, Candice Japiassu, Celso Brandão, Dalton Costa, Eva Le Campion, Frederico Binatti, Gabi Coêlho, Geoneide Brandão, Jhonyson Nobre, Joaquim Prado, Maria Amélia, Pedro Caetano, Petrônio e Vieira, com pinturas, esculturas e fotografias.  Já fazem parte do acervo Banco do Nordeste artistas alagoanos como Satyro Marques e Jonathas de Andrade.

Ela acrescenta que o acervo está catalogado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição, encontram-se acondicionadas em uma reserva, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança.

(Foto: Divulgação BNB / Reprodução – Eva Le Campion)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp