Empreendedores culturais são capacitados para prestação de serviços

Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió possui editais abertos para contratação em várias modalidades de atividades artísticas.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Empreendedores culturais e artistas estiveram presentes na capacitação que tratou sobre os benefícios da formalização, em curso promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) junto às Salas do Empreendedor de Maceió e do Sebrae Alagoas.

A capacitação gratuita teve como objetivo oferecer instruções aos artistas e produtores culturais de Maceió e mostrar a importância da formalização para os grupos que participam ou desejam participar dos editais do Município voltados a esse segmento.

A capacitação aconteceu na sede do Sebrae-AL, no Centro, e contou com a presença do presidente da Fundação Municipal, João Lyra, abrindo o evento.

“O momento é necessário para que os profissionais da cultura entendam que enquanto artistas, eles podem ir longe. Somente através da formalização é possível garantir autonomia e participação em editais de credenciamento disponíveis na FMAC”, pontuou Lyra.

Na FMAC, há três tipos de editais de credenciamento: permanentemente e aberto. Ambos têm por objetivo compor a grade de apresentações e eventos da Prefeitura de Maceió.

Por meio desses editais, formalizados através de contrato, os grupos artísticos que atuam na capital têm a oportunidade de concorrer às chamadas públicas e participar das programações.

Para isso, é necessário atender a algumas especificações definidas por lei, para as contratações e licitações realizadas pelo poder público, como a necessidade do CNPJ.

Os editais abertos neste momento são o Toca Tudo MCZ, para bandas; o Vem Pra Praça; para grupos artísticos; e o Muralismo, voltado a artistas visuais.

“Esses editais visam democratizar os eventos municipais e não deixar nenhum artista de fora. Mas para participar deles, é necessário possuir o CNPJ”, ressaltou a diretora de Projetos e Convênios da FMAC, Dayse Souza.

O diretor de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Economia (Semec), Emerson Amancio, explica que a ideia é levar a iniciativa e capacitação para mais setores atuantes em Maceió, como forma de conscientizar esses profissionais informais.

Fonte e foto: Prefeitura de Maceió/ Lavínia de Oliveira

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco