A pesquisa Parques do Brasil – Percepções da População 2022, realizada pelo Instituto Semeia, mapeou os 16 parques brasileiros mais visitados e apontou que dos cinco primeiros mais visitados, três estão no Nordeste: nos estados da Bahia, Pernambuco e Maranhão.
O levantamento ainda aponta que seis em cada dez brasileiros já visitaram os parques naturais. Segundo a pesquisa, 97% dos visitantes conhecem um parque natural e 66% já visitaram pelo menos um deles. Entre as motivações, a de ter contato com a natureza e apresentar as belezas naturais para as crianças.
Foram mais de 1.500 entrevistas, em 10 regiões metropolitanas (Belém, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). A pesquisa apontou que 35% dos entrevistados gostam de contato com a natureza e de contemplar suas belezas naturais; 22% têm como objetivo mostrar a natureza para os filhos; e 20% foram para conhecer um atrativo famoso do parque.
Confira o ranking dos parques brasileiros mais visitados.
- Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia
- Parque Estadual da Serra da Cantareira – São Paulo
- Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Pernambuco
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – Goiás
- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão
- Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro
- Parque Estadual do Jalapão – Tocantins
- Parque Nacional do Iguaçu – Paraná
- Parque Nacional de Jericoacoara – Ceará
- Parque Estadual da Serra do Mar – São Paulo
- Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí
- Parque Nacional do Itatiaia – Rio de Janeiro
- Parque Nacional da Serra da Bocaina – Rio de Janeiro
- Parque Nacional de Aparados da Serra – Rio Grande do Sul
- Parque Estadual do Ibitipoca – Minas Gerais
- Parque Nacional de Anavilhanas- Amazonas
O estudo foi para mapear e apresentar as percepções dos brasileiros sobre os parques do Brasil, abordando três dimensões: a agenda geral de preocupações da população e a posição relativa ocupada por temas ambientais; o conhecimento sobre parques e a experiência concreta de sua utilização; e a reflexão sobre os modelos de gestão dessas áreas.
A pesquisa também trouxe informações sobre parques urbanos que são mais conhecidos ou visitados pelos brasileiros. O destaque foi para o Parque Ibirapuera, em São Paulo, que alcançou a maior porcentagem de lembrança dentro de sua própria região (62%), além de ser o único mencionado por entrevistados de todas as outras regiões pesquisadas.
Um total de 81% dos participantes mencionou espontaneamente pelo menos um parque urbano (no total, foram citados 151 parques diferentes) e 30% disseram frequentar parques pelo menos uma vez por mês. Entre os principais motivos estão passear, descansar e fazer caminhadas ou correr.
Entre os benefícios com maior percentual em parques urbanos foram: “proporcionar lazer e relaxamento para seus frequentadores” (87% escolheram essa opção); “oferecer opções de lazer à população (que foi a escolha de 86% dos entrevistados); “preservar paisagens e belezas naturais” (onde 86% marcaram); “contribuir para a saúde física e estimular a prática de esportes” (com 86% de percentual); e “contribuir para a saúde mental, aliviar o estresse, ansiedade, tristeza e angústia (com 85% de marcação).
Fonte: Mtur