Índice de Confiança de Serviços sobe 2,2 pontos, aponta FGV

Com expectativas em alta pela recuperação econômica, este é o maior nível registrado desde setembro de 2013.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Os serviços estão em alta e a confiança de quem atua setor também! É o que mostra o Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE, que aponta alta de 2,2 pontos em julho (100,9 pontos); maior nível desde setembro de 2013 (101,5 pontos).

De acordo com o levantamento a alta do ICS em julho foi influenciada tanto pela melhora na avaliação das empresas sobre a situação corrente quanto pelas perspectivas para os próximos meses

“Depois de dar sinais de desaceleração ao final do primeiro semestre, a confiança do setor de Serviços volta a subir em julho de forma disseminada entre os segmentos. Foi também a primeira vez que o ICS ultrapassou o nível neutro de 100 pontos desde setembro de 2013. O resultado favorável foi influenciado tanto pela percepção de melhora da demanda corrente quanto das expectativas para os próximos meses. O período eleitoral pode aumentar os níveis de incerteza econômica, mas as medidas de estímulo adotadas pelo governo recentemente devem manter a atividade do setor aquecida e resultar em um terceiro trimestre mais positivo do que inicialmente esperado”, avalia o economista do FGV IBRE, Rodolpho Tobler.

Os resultados positivos dos últimos meses confirmam o bom momento do setor de Serviços, puxados principalmente pela melhora da situação atual, mas também das expectativas.

Na métrica de médias móveis trimestrais, o IE-S vem se mantendo acima do ISA-S desde o início da pandemia, em junho de 2020, uma diferença que chegou aos 18,3 pontos no bimestre setembro-outubro de 2020. No resultado de julho, essa diferença caiu a apenas 0,6 ponto, corroborando a tendência de recuperação da demanda e a melhora da situação geral dos negócios no setor.

(Foto: Lucas Meneses / Ascom Sedetur)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco