Confiança da indústria cai no Brasil, mas sobe no Nordeste

Levantamento da CNI mostra que 18 setores industriais registram confiança menor em julho.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Confederação Nacional da Industria (CNI) divulgou nesta semana o levantamento do Índice de Confiança do Empresário Industrial – resultados setoriais (ICEI – setorial), referente ao mês de julho em comparação a junho deste ano, e o que chamou a atenção foi que o Nordeste foi a única região que apresentou alta na confiança; enquanto no Brasil o cenário é de queda em 18 dos 29 setores industriais avaliados.

De acordo com a pesquisa as quedas mais expressivas ocorreram em Biocombustível (passou de 57,9 para 52,8 pontos); Produtos Farmoquímicos e farmacêuticos (caiu de 58,9 para 54,8 pontos) e Serviços especializados para construção (queda de 59,6 para 55,8 pontos).

A CNI informa que para fechar o levantamento foram entrevistadas 2.225 empresas, sendo 870 de pequeno porte, 815 de médio porte e 540 de grande porte, entre 1º e 11 de julho.

Sobre os bons ventos que sopram no Nordeste a pesquisa constatou que a confiança do setor industrial avançou apenas na região, com alta de 1,1 ponto, enquanto registrou recuo nas outras quatro regiões brasileiras.

A maior queda da confiança ocorreu nas regiões Centro-Oeste (-1,4 ponto) e Sudeste (-1,3 ponto), principalmente devido ao indicador do setor Biocombustíveis, que teve queda de 5,1 pontos em um único mês.

No Norte, a queda da confiança do setor de Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e outros foi determinante para um recuo de 0,9 entre junho e julho. No Sul, o ICEI caiu 0,6 ponto.

O ICEI recuou em todos os portes de empresa do setor industrial, com maior magnitude nas pequenas empresas (-1,3 ponto). As médias e grandes empresas registraram um recuo da confiança mais moderado (-0,5 e -0,4 ponto, respectivamente).

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp