5 destinos do NE estão nos tops para se hospedar de forma sustentável

Booking lista dez lugares com mais acomodações do Programa Viagens Sustentáveis.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A plataforma Booking.com divulgou os resultados do Relatório de Viagens Sustentáveis 2022, maior pesquisa realizada sobre o assunto pela plataforma, com mais de 30.000 viajantes de 32 países.

O estudo levantou que nove em cada dez brasileiros pretendem se hospedar em uma acomodação sustentável em 2023. A Booking.com criou o selo Viagens Sustentáveis, que reconhece esforços de sustentabilidade adotados por acomodações.

Com um filtro, os viajantes podem refinar a busca quando fizerem a pesquisa na plataforma, que seleciona apenas propriedades que possuam o selo.

A plataforma realizou um levantamento de números que apontou os destinos brasileiros que têm a maior proporção de acomodações participantes do programa Viagens Sustentáveis, ou seja, destinos reconhecidos por medidas tomadas em prol do meio ambiente e das comunidades locais, e que são perfeitas para quem quer viajar de forma mais consciente.

1) Búzios, Rio de Janeiro

Búzios é o destino brasileiro com a maior proporção de acomodações participantes do programa Viagens Sustentáveis. Com uma pegada de turismo ecológico, o destino apresenta áreas de preservação da Mata Atlântica, como a Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil, que abrange as praias de Caravelas e José Gonçalves e se estende até Cabo Frio. É ideal para trilhas, mergulhos e esportes aquáticos.

2) Ilhabela, São Paulo

Localizada no litoral norte do estado de São Paulo, oferece praias, trilhas de diferentes níveis, mirantes panorâmicos, biodiversidade e cachoeiras. Vale a experiência no Parque Estadual de Ilhabela, um parque-arquipélago de 27 mil hectares, que preserva os diferentes ecossistemas e biodiversidade da região, além da cultura caiçara.

3) João Pessoa, Paraíba

Destino para quem busca tranquilidade, João Pessoa oferece uma bela costa e piscinas naturais. Uma dica é assistir ao pôr do sol na praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel, um passeio bem conhecido na região. A cerca de 70 Km ao norte da cidade, é possível visitar a Barra de Mamanguape, localizada no município de Rio Tinto. A área de proteção ambiental oferece trilhas e passeios de barco para observação dos peixes-boi marinhos que vivem ali.

4) Paraty, Rio de Janeiro

Além dos passeios mais tradicionais, das praias e de seu charmoso centro histórico, é possível ter outros tipos de experiência, como visitar uma fazenda do século XVII, com sua produção de agrofloresta e horta, que abastecem o restaurante local. Além disso, existem seis unidades de conservação ambiental em Paraty, como parques e reserva ecológica, e o destino também investe em turismo de base comunitária, de forma a preservar e valorizar sua biodiversidade e as comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras da região.

5) Porto De Galinhas, Pernambuco

As piscinas naturais de águas transparentes e cheias de peixes são alguns dos atributos convidativos desse destino de pura sombra e água fresca. A localidade tem tomado algumas iniciativas em favor do turismo sustentável. O Coalizão pelos Corais, por exemplo, é um programa de turismo científico que busca integrar a comunidade local da cidade à resolução da degradação dos recifes e da demanda por novos passeios.

6) Porto Seguro, Bahia

Com distritos de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva sendo os mais populares, a localidade oferece aventura, cultura e diversão, o Arraial d’Ajuda Eco Parque conta com atrações para todas as idades em um dos mais famosos parques aquáticos ecológicos do mundo. Além disso, o litoral da cidade baiana abriga o Parque Marinho Recife de Fora, que tem foco na conservação de sua biodiversidade, inclusive de espécies ameaçadas de extinção. O local recebe visitantes e oferece ponto de mergulho.

7) Campos do Jordão, São Paulo

O destino de inverno abriga o Parque Estadual de Campos do Jordão, com mais de 8 mil hectares de área, que permite diversas atividades de ecoturismo, incluindo 12 Km de trilhas, tirolesas, arvorismo e aluguel de bicicletas. Há ainda outras oportunidades para conhecer a natureza de Campos do Jordão, como a Vista Chinesa, um mirante com vista para a Serra da Mantiqueira, ou as trilhas do Bosque do Silêncio.

8) Fortaleza, Ceará

Para quem gosta de atividades na natureza, o Parque Estadual do Cocó, maior parque natural localizado em área urbana das regiões Norte e Nordeste, oferece mais de 2 Km de trilhas interligadas para caminhadas. Há ainda um meliponário, que preza pela conservação de abelhas nativas sem ferrão e onde ocorrem ações de educação ambiental.

Fortaleza também tem uma Área de Relevante Interesse Ecológico, a Floresta do Curió, para preservação da Mata Atlântica, com atividades para crianças e adultos. E para conhecer mais a cidade, vale fazer um passeio privativo personalizado por Fortaleza.

9) Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

O azul cristalino das águas e as belezas naturais dessa cidade litorânea são sua marca na experiência desse destino. Um jeito comum de explorar pontos turísticos como a Fenda da Nossa Senhora, a Pedra do Macaco e a Gruta do Lago Azul, todos eles em ambiente marítimo, é embarcando em um dos barcos que realizam passeios diariamente. Mas o viajante deve lembrar-se de preservar a vida marinha nessa que é considerada a Capital do Mergulho.

10) Maceió, Alagoas

Repleta de belezas naturais, Maceió oferece atividades voltadas para o ecoturismo na capital e arredores. Experiências para conhecer a vida marinha da região não faltam, como passeios de jangada até piscinas naturais e mergulhos, além de oportunidades de esportes marítimos, como surfe e stand-up paddle. Em terra firma, vale conhecer o Parque Municipal de Maceió e o Parque do Horto, áreas de preservação ambiental com espécies nativas da Mata Atlântica, que contam com trilhas para caminhadas e observação de animais.

Fonte e foto: Booking.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco