O Governo de Alagoas, através Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e o Sebrae, através do Programa Alagoas Maior, tem incentivado grupos produtivos do estado a se desenvolverem economicamente, através de missões para integrantes de associações e cooperativas que desfrutam de atividades com potencial similar.
A Missão Turismo Rural do Programa Alagoas Maior levou produtores alagoanos para conhecerem as experiências de produtores da Paraíba.
A Gerente de Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais da Sedetur, Roberta Carvalho, destacou que a missão teve resultados muito produtivos. “Ter a experiência de roteiros e atrativos com a pegada do turismo rural, ecológico e cultural abriu os olhos de todos nós para outras formas de praticar essa experiência. Os agricultores se reconheceram nas trajetórias de demais empreendimentos, compartilharam dificuldades, estratégias de solução e expandiram possibilidades”, reitera.
Participaram das visitas na Paraíba realizada no mês de março integrantes da Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas de Alagoas (COOPEAPIS), da Associação dos Pequenos Agricultores da Fazenda Araçá (APAFA), da Associação de Cooperação Agrícola do Assentamento Lameirão (ACAAL), da Cooperativa Mista de Produção e Comércio Camponesa do Estado de Alagoas (Coopcam), da Associação das Doceiras e Artesãs de Palmeira dos Índios (ADAPI), a Associação de Apicultores de União dos Palmares (ASAUP), da Associação Dom Helder Câmara e Associação de Agricultores do Vale da Pelada.
Fonte e foto: Ascom Sedetur/AL