Uma das festas mais importante de Pernambuco, o carnaval, registrou ocupação hoteleira de 56% em 2022. O número é superior ao mesmo período de 2021, que contabilizou 42%, mas bem abaixo da média do período em comparação aos outros anos anterior a pandemia da Covid-19.
AL registra ocupação hoteleira média 79% no feriado de carnaval
Em 2022, ainda diante da incidência dos casos de Covid-19, o feriadão foi suspenso em Pernambuco e as festas de rua canceladas
O destino com maior previsão de ocupação é Camaragibe, que está com expectativa de média de 100% de utilização dos seus leitos, impulsionado pelo turismo religioso (retiros). Em seguida, vem o Arquipélago de Fernando de Noronha, com 93% de média, e Tamandaré, no Litoral Sul, que deve operar com 90%.
Do outro lado do litoral, o Norte, Goiana aparece com 85%. Bonito, no Agreste, e Ipojuca, onde fica Porto de Galinhas, completam a lista dos mais procurados e aparecem com 80% ambos os destinos. Os dados são provenientes de estudo realizado pelo setor de Pesquisa da Empetur.
“Mesmo sem as festividades de Carnaval, Pernambuco apresentou um aumento muito importante na ocupação da hotelaria com relação ao período de 2021. Isso reflete no resultado do esforço conjunto do Governo do Estado com o trade local para trazer de volta o turista a Pernambuco”, explica o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
No ranking, aparecem ainda Recife e Olinda, com 60% e 45% de média de ocupação prevista, respectivamente.
(Foro: Setur-PE/Hesíodo Góes)