No próximo dia 14 de fevereiro, 30 empreendedores iniciais residentes no bairro do Vergel do Lago, em Maceió serão capacitados. Esses jovens, em situação de vulnerabilidade social, terão a oportunidade de participar do projeto Brasil Mais Empreendedor, realizado pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), em parceria, por meio de termo de fomento, com a Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e contará com a coordenação técnica do Conselho de Jovens Empresários de Maceió (CJE Maceió).
O lançamento do Brasil Mais Empreendedor em Maceió acontece no dia 14 de fevereiro, às 8h30, na Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá.
A formação tem como objetivo principal promover transformações que estimulem a autonomia dos empreendedores iniciais, contribuindo para a melhoria no nível de renda e qualidade de vida dos participantes.
Marcos Rinaldi, gestor do projeto, esclarece que a qualificação será dividida em três partes: Curso de Iniciação ao Empreendedorismo; Criação de Logomarca; e Semi-Incubação.
“Na primeira etapa, os jovens empreendedores desenvolverão diferentes atividades voltadas para a estruturação do negócio, no qual, por meio de aulas expositivas, aprofundarão seus conhecimentos em gestão e empreendedorismo. A segunda etapa será destinada ao desenvolvimento da identidade visual. E a terceira, ao momento de colocar a ideia de negócio em prática”, detalha.
O gestor acrescenta ainda que, no período de semi-incubação, os monitores do projeto farão o acompanhamento do desenvolvimento do plano de negócios e um call center será disponibilizado para sanar dúvidas.
Morgana Karla Lourenço de Santos, de 26 anos, é uma empreendedora inicial do no Vergel do Lago e participará da iniciativa. Ela conta que abriu seu próprio negócio no ramo de alimentação há cerca de 4 meses, mas possui dificuldades na gestão financeira.
“Comecei trabalhando apenas com produtos sob encomenda, mas recentemente percebi que havia uma oportunidade de ampliação do negócio e abri um ponto de venda físico. Isso tem se mostrado um grande desafio, pois tenho dificuldade em mensurar quantidades, precificar e definir investimentos, receitas, gastos fixos e variáveis”, comenta.
Em Maceió, até o final de 2022, a iniciativa deverá formar cerca de 300 jovens em 10 turmas, que acontecerão no decorrer do ano, e será realizado em diferentes localidades da capital alagoana.
Martin Oliveira, responsável pela coordenação técnica do projeto em Alagoas, comenta que a execução das demais turmas está em fase de planejamento, com a CJE de Maceió sendo a responsável pela sua operacionalização.
“Faremos contato com associações e líderes locais para expandir a iniciativa e promover as demais turmas em diferentes localidades da cidade. Com isso, queremos alcançar o objetivo de ampliar os horizontes desses jovens e mostrar-lhes que, com capacitação, é possível trilhar um caminho de sucesso”, defende.
Impacto social
Desde abril de 2019 a Conaje tem impactado jovens, de 16 a 39 anos, em situação de vulnerabilidade social por meio do Programa Brasil Mais Empreendedor.
Elane Maria da Silva Valeriano, de 29 anos, é um desses exemplos e aproveitou a oportunidade para fortalecer seu negócio no ramo de alimentação, além de estruturar um novo empreendimento. “O Brasil Mais Empreendedor me mostrou a importância do planejamento para qualquer área de atuação. Com o conhecimento adquirido, surgiu a ideia de empreender no ramo de bijuterias e, em breve, terei um novo negócio”, afirma.
Para saber mais sobre o programa, entre em contato com a CJE Maceió pelo email projetos.cje@gmail.com ou acesse www.conaje.com.br/projetos/Brasil-Mais-Empreendedor/.
Fonte e arte: Algo Mais Assessoria