As obras do mestre artesão Jasson celebra a cultura alagoana através da exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’, que está em exibição de 2 de dezembro a 2 de fevereiro de 2022, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Maceió.
Contemplado com o Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular de 2021, o artista sertanejo de Belo Monte (AL) é atualmente um dos principais artistas popular de Alagoas com obras espalhadas pelos grandes centros de designer e arte do mundo a exemplo de Miami (EUA) e Milão (Itália).
Entre suas obras estão cadeiras rústicas e lúdicas; carrancas e outros adereços que envolvem pelo potencial criativo e artesanal.
Nascido e criado na cidade de Belo Monte, no sertão alagoano, Jasson se consagrou como um dos artesãos mais populares de Alagoas. Agora, na sua primeira exposição individual, cadeiras, carrancas e esculturas serão algumas das peças exibidas na mostra.
Uma intervenção da artista visual Ser’tão vai compor a exposição, que tem a curadoria de Renan Quevedo. A mostra, apoiada pela Sedetur, é realizada pelo Museu, pela CBTU e pelo Projeto Novos para Nós.
Para a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur e coordenadora do programa Alagoas Feita à Mão, Daniela Vasconcelos, o prêmio Gustavo Leite possui uma importância ímpar para celebrar a arte alagoana.
“É uma honra apoiar o prêmio Gustavo Leite, um prêmio concedido pelo museu Théo Brandão há muitos anos. Esse ano, o artista vencedor do ano é o Jasson, um grande artista popular que vem se destacando nos últimos quatro anos, e esse é mais um prêmio que reconhece o talento e a peculiaridade das obras que ele realiza. Não é a primeira vez que um artesão apoiado pelo Alagoas Feita À Mão é reconhecido e nós temos mais uma vez o artesanato e a arte popular alagoana sendo contemplados”, destaca.
A exposição é gratuita e ficará aberta de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h, na Estação Ferroviária, sede da CBTU, no Centro de Maceió, próximo à Praça dos Palmares. Serão adotados todos os protocolos de segurança com relação à covid-19.
Serviço:
O quê: Exposição O sol nasce para todos
Abertura: 2 de dezembro, às 19h30
Quando: Até 2 de fevereiro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h
Onde: CBTU – Rua Barão de Anadia – 121, Centro