Exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’ celebra a cultura alagoana

Obras do mestre artesão Jasson são atração do hall da estação da CBTU Maceió.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As obras do mestre artesão Jasson celebra a cultura alagoana através da exposição ‘O Sol Nasce Para Todos’, que está em exibição de 2 de dezembro a 2 de fevereiro de 2022, na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em Maceió.

Contemplado com o Prêmio Gustavo Leite de Artista Popular de 2021, o artista sertanejo de Belo Monte (AL) é atualmente um dos principais artistas popular de Alagoas com obras espalhadas pelos grandes centros de designer e arte do mundo a exemplo de Miami (EUA) e Milão (Itália).

Entre suas obras estão cadeiras rústicas e lúdicas; carrancas e outros adereços que envolvem pelo potencial criativo e artesanal.

Nascido e criado na cidade de Belo Monte, no sertão alagoano, Jasson se consagrou como um dos artesãos mais populares de Alagoas. Agora, na sua primeira exposição individual, cadeiras, carrancas e esculturas serão algumas das peças exibidas na mostra.

Uma intervenção da artista visual Ser’tão vai compor a exposição, que tem a curadoria de Renan Quevedo. A mostra, apoiada pela Sedetur, é realizada pelo Museu, pela CBTU e pelo Projeto Novos para Nós.

Para a Gerente de Design e Artesanato da Sedetur e coordenadora do programa Alagoas Feita à Mão, Daniela Vasconcelos, o prêmio Gustavo Leite possui uma importância ímpar para celebrar a arte alagoana.

“É uma honra apoiar o prêmio Gustavo Leite, um prêmio concedido pelo museu Théo Brandão há muitos anos.  Esse ano, o artista vencedor do ano é o Jasson, um grande artista popular que vem se destacando nos últimos quatro anos, e esse é mais um prêmio que reconhece o talento e a peculiaridade das obras que ele realiza. Não é a primeira vez que um artesão apoiado pelo Alagoas Feita À Mão é reconhecido e nós temos mais uma vez o artesanato e a arte popular alagoana sendo contemplados”, destaca.

A exposição é gratuita e ficará aberta de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h, na Estação Ferroviária, sede da CBTU, no Centro de Maceió, próximo à Praça dos Palmares. Serão adotados todos os protocolos de segurança com relação à covid-19.

Serviço:
O quê: Exposição O sol nasce para todos
Abertura: 2 de dezembro, às 19h30
Quando: Até 2 de fevereiro
Horário: de terça a sexta, das 9h às 16h, e aos sábados, das 12h às 16h

Onde: CBTU – Rua Barão de Anadia – 121, Centro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp