A partir de 8 de dezembro começa a temporada de cruzeiros 2021-2022 em Maceió, que neste ano conta com um rigoroso protocolo sanitário contra a Covid-19.
Alagoas recebe pelo Porto de Maceió o total de 23 navios de cruzeiros.
Para isso, a Prefeitura de Maceió elaborou um Plano de Operacionalização de Cruzeiros Marítimos, que estabelece as regras para o embarque e desembarque de tripulantes e passageiros no porto de Maceió.
Desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), o documento segue as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).
O ofício está em fase final de elaboração e deve ser divulgado em breve com todas as recomendações e exigências necessárias.
De acordo com a secretária municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Patrícia Mourão, a Temporada será muito positiva para Maceió e os cuidados adotados pelo destino ajudam a consolidar a capital na rota de grandes cruzeiros.
“A Temporada de Cruzeiros representa um importante passo para a retomada efetiva do setor, refletindo diretamente na economia municipal, gerando emprego e renda para a população. Estamos felizes e ajustando todos os detalhes junto à Clia para proporcionar conforto e segurança para os nossos visitantes cruzeiristas”, destacou a secretária.
Protocolos – Entre as medidas estabelecidas no Plano, estão: triagem de condições de saúde do viajante; comprovante de vacinação completa contra a Covid-19; testagem diária laboratorial RT-PCR nos tripulantes e passageiros; uso de máscara; documento comprobatório de realização de teste RT-PCR com resultado negativo ou não detectável para o desembarque, entre outras.