A pandemia da COVID-19 representou uma das maiores quebras de paradigmas do tempo presente, especialmente no mundo dos negócios. Empreendimentos que já orbitavam no mundo digital tiveram a oportunidade para alavancar produtos, especialmente se esses estavam dentro dos focos de interesse das pessoas.
“É uma questão de sobrevivência estar no digital. Aqueles negócios que não estava no digital antes da pandemia tiveram grande dificuldade ou fecharam as portas”.
Quem explica o conceito é Rapha Falcão, alagoano, professor de marketing, especialista em pequenos negócios, organizador do perfil @dicasdigitais que conta com quase 800 mil seguidores no Instagram.
Ele é uma das atrações do Trakto MKT Show 2021, evento que agrega empreendedores e negócios de todas as partes do Nordeste até o dia 20 de novembro, no Centro de Convenções, em Maceió.
À pergunta agora é: o que fazer para vender meu produto na internet?
Embora o conceito inovar apareça entre os primeiros pontos como resposta à pergunta, há ações mais “convencionais” para ser assertivo no sucesso do empreendimento.
Entre essas estratégias está a elaboração de um plano de ação bem definido. A regra dos negócios que fecham nos dois primeiros anos por falta de planejamento é real.
“Há outra coisa importante que muita gente não faz, que são os testes. Há um desses testes chamado Mínimo Produto Viável, que analisa a capacidade do negócio antes de colocá-lo no mercado”, completa.
Foto: Arquivo pessoal – Rapha Falcão