Em artigo publicado no jornal O Globo nesta quinta-feira (22), o secretário de Estado da Comunicação, Wendel Palhares, trouxe ao debate nacional a iniciativa do governo alagoano, que envolve uma ampla consulta pública para definir critérios democráticos na publicidade institucional. O modelo foi elogiado como exemplo de modernização na relação entre Estado e sociedade.
No texto, intitulado Comunicação pública deve ouvir a sociedade, Palhares destacou a transformação que a medida representa, reunindo veículos de comunicação, órgãos de controle, entidades do setor e a população para estabelecer diretrizes mais transparentes. “Estamos propondo um novo paradigma, em que as decisões sobre comunicação governamental deixam de ser centralizadas e passam a ser construídas com a sociedade”, afirmou.
A iniciativa, finalizada na primeira semana de maio, coloca Alagoas na vanguarda das discussões sobre comunicação pública no Brasil, alinhando-se aos debates em nível federal e estaduais. O modelo foi citado como referência para equilibrar liberdade de imprensa, responsabilidade editorial e eficiência na aplicação de recursos públicos.
“O reconhecimento por um dos principais jornais do país confirma a importância da estratégia adotada pelo Governo de Alagoas, que busca fortalecer a democracia por meio de canais abertos de diálogo”, concluiu Palhares.