BNB, Finep e Sebrae lançam fundos financeiros para startups e mulheres empreendedoras

Os recursos compõem o FIP Nordeste Capital Semente e o FAMPE Mulher.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

As empresas com participação acionária de mulheres e as startups instaladas na área de atuação do Banco do Nordeste (BNB) terão à disposição dois novos fundos para incentivar seus negócios.

Os recursos compõem o FIP Nordeste Capital Semente, voltado para investimentos em startups e com valor inicial garantido de R$ 120 milhões, e o FAMPE Mulher, que oferecerá garantia às operações de crédito contratadas por mulheres empreendedoras. Esse fundo garantidor possui R$ 600 milhões.

Os mecanismos de incentivo aos negócios e inovação foram apresentados, na quarta-feira, 30, em Recife (PE), pela ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, pelos presidentes do BNB, Paulo Câmara, e do Sebrae, Décio Lima, e pelo superintendente de Investimento e Mercado de Capitais da Finep, Cláudio Vicente Di Gioia.

A ministra Luciana Santos afirma que a cooperação entre a Finep, empresa pública ligada ao MCTI, e os parceiros BNB e Sebrae multiplica o alcance das ações no momento de maior necessidade para quem está iniciando.

“Estamos focando, principalmente, nas startups que estão em processo de ideação. Nós juntamos vários fundos, vários esforços, para garantir um fomento a uma área muito importante da política de ciência e tecnologia inovação no país, que são as startups”, afirma.

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, reforça o papel estratégico dos dois fundos e sua sintonia com as prioridades do Governo Federal.

“Essas iniciativas estão totalmente alinhadas com as diretrizes do presidente Lula, de promover o desenvolvimento regional com inclusão e inovação. O Nordeste tem talentos, ideias e vontade de empreender”.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, sustentabilidade, inovação e inclusão são conceitos que não têm mais volta.

“O Brasil vive uma descentralização da inovação, com novos polos surgindo fora dos grandes centros e o Nordeste se destaca como um polo de inovação. Hoje, o Sebrae atua como a maior plataforma de startups do país. Este trabalho acompanha o bom momento da economia do presidente Lula. Os pequenos negócios são atores essenciais nesse processo de transformação, permitindo a geração de empregos e renda”, afirma.

(Divulgação / BNB)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco