O Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa, inaugurado em Aracaju (SE) em 1998 com o objetivo de preservar a memória sergipana, hoje se consolida não só como um importante espaço de valorização da história e da cultura do estado, mas como destino turístico em Aracaju.
Idealizado pelo reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça, o Memorial é uma realização do Instituto de Tecnologia de Pesquisa (ITP) que integra o Grupo Tiradentes.
Desde sua reinauguração, em outubro de 2023, o Memorial já recebeu cerca de 20 mil visitantes e vem expandindo seu alcance e atuação.
Localizado na Orla de Atalaia, cartão-postal de Aracaju, o espaço possui um acervo composto por mais de 30 mil peças, entre fósseis, documentos históricos, obras de artistas como Véio, famoso por suas esculturas de madeira que representam a cultura e o cotidiano do sertão nordestino; e Rosa Faria, com suas pinturas que retratam os cenários e a cultura da capital sergipana, com imagens de praças, logradouros e festividades locais.
Além disso, o Memorial abriga salas temáticas como a da “Pré-História Sergipana” e a “Nos Trilhos da Memória”, que promovem uma rica imersão na identidade do estado. A programação anual inclui ainda eventos culturais, palestras e oficinas. Um restaurante também integra o complexo.
Novos projetos
O público cada vez mais diverso vem desafiando o Memorial a proporcionar novas experiências aos visitantes.
O espaço oferece QR Code com traduções em inglês e visitas mediadas no idioma, além disso, este ano, a equipe tem trabalhado intensamente em ações voltadas à acessibilidade, como capacitações em Libras para atendimento a pessoas com deficiência visual.
Para 2026, está prevista a criação de uma sala com audiodescrição, ampliando ainda mais o acesso ao conteúdo do acervo.
A museóloga e diretora do Memorial de Sergipe, Sayonara Viana, disse que um novo projeto já está em fase avançada de negociação e beneficiará tanto o público local quanto o turista.
“O Memorial de Sergipe tem buscado ir além da preservação da memória, queremos fortalecer o sentimento de pertencimento e incluir este espaço nos roteiros turísticos do estado. Para isso, estamos em tratativa com instituições públicas e o trade turístico para desenvolvimento do Projeto Sergipanidade, com expectativa de lançamento ainda em agosto”, comemorou a diretora.
Parceria
Enquanto o Memorial de Sergipe realiza a capacitação de sua equipe interna, o atendimento a pessoas com deficiências, síndromes e transtornos é garantido por meio de uma valiosa parceria do Memorial com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial da Unit, que disponibiliza profissionais especializados e preparados para acolher diferentes perfis, assegurando que todos vivenciem plenamente todas as experiências.
Outro ponto de destaque é a preocupação com a educação infantil. A equipe do Memorial percebeu a necessidade de oferecer experiências específicas para esse público e, por isso, passou a incluir atividades como contação de histórias e oficinas de arte nas visitas. Essas ações buscam estimular a interação das crianças com o acervo, promovendo aprendizado e encantamento desde cedo.
Serviço:
Memorial de Sergipe
As visitas são pagas e, conforme o perfil, é necessário agendar.
Visitas agendadas: Grupo a partir de 50 pessoas, mediadas em inglês e pessoas com alguma deficiência. Contatos:
- Telefone: (79) 3218-2312
- Whatsapp: (79) 98108-1866
- Email: atendimento@memorialdesergipe.
com.br
Onde comprar: www.
Endereço: Av. Santos Dumont – Praça de Eventos da Orla. N° 100 – Coroa do Meio, Aracaju/SE.
Funcionamento: De terça-feira a sábado, das 10h às 16h.
(Divulgação / Memórial Sergipe)