Cidades Criativas da UNESCO: Municípios têm até o dia 10 para se inscrever

Brasil poderá indicar duas cidades em 2025. Ao todo, 14 destinos já integram a rede.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Municípios em todo o país tem até o dia 10 de fevereiro para realizar as inscrições para o processo seletivo para ingressar na Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A fase nacional da seleção é coordenada pela Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO/Ministério das Relações Exteriores, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo.

Os municípios interessados deverão enviar suas propostas, em inglês ou francês para o e-mail:comissao.unesco@itamaraty.gov.br. O resultado da etapa nacional de seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro. As duas cidades endossadas pelo governo federal deverão formalizar suas candidaturas na plataforma da UNESCO até o dia 03 de março, à meia-noite, horário de Paris, 20 horas no horário do Brasil. Para mais informações sobre a Rede de Cidades Criativas da UNESCO e os detalhes do processo seletivo, acesse AQUI.

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO incentiva a cooperação entre cidades que utilizam a criatividade como ferramenta estratégica para o desenvolvimento urbano sustentável. As localidades se comprometem a trabalhar conjuntamente para posicionar a criatividade e as indústrias culturais no centro de seus planos locais de desenvolvimento, além de cooperar ativamente com os planos incluídos em âmbito internacional.

Pela primeira vez, o processo seletivo inclui uma nova área de Arquitetura, somando-se às sete categorias já existentes: Artesanato e Artes Populares, Artes Midiáticas, Filme, Design, Gastronomia, Literatura e Música. Essa inclusão reflete a constante evolução da Rede e abre novas possibilidades para os municípios brasileiros, destacando sua singularidade.

Atualmente, 14 cidades brasileiras já integram a Rede, como Curitiba (Design), Salvador (Música) e Rio de Janeiro (Literatura), destacando o papel do Brasil como referência global na criatividade cultural.

Fonte: Mtur
Foto: Arquivo EN
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
embarque-nordeste-branco